O primeiro mês do Bebê

Descrição do post.

8/2/20232 min read

Após a alta da maternidade, é frequente que surjam dúvidas em casa no cuidado do recém-nascido. Mas o que é realmente importante observar no seu Bebê ?

1) Aleitamento Materno:

Importante estimular o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses. A amamentação é uma experiência muito particular para cada mãe. Pode ser ofertada em livre demanda ou com intervalos de tempo menores que 3 horas.

Não é necessário oferecer água.

2) Peso do Recém- Nascido:

É importante o acompanhamento do peso. Nos primeiros dias, o bebê, pode perder até 10% do peso de nascimento. Isso é normal ! Na primeira consulta com o pediatra, que deve ser nos primeiros 7 dias de vida, vamos avaliar o aleitamento e o ganho de peso.

Vale lembrar que devemos ter paciência no início da amamentação. Na grande maioria das vezes os bebês e suas mães precisam de tempo para adaptação.

1 – Cocô : O recém– nascido, em Aleitamento Materno Exclusivo ( AME), pode ficar até 7 dias sem evacuar. Normal! Importante que não existam vômitos e nem distensão abdominal ( abdome aumentando de tamanho, endurecido e doloroso). Mas as evacuações também podem acontecer após cada mamada. A coloração das fezes varia de tons de verde amarelado para marrom. Cocô branco ou clarinho não é normal, assim como cocô vermelho ou com raias de sangue também não é normal. Caso ocorra, procure seu pediatra.

2 – Cólicas : Normalmente elas aparecem após a terceira semana de vida. O bebê fica irritado e não se acalma nem no peito. Tipicamente iniciam no fim da tarde com duração de até 3 horas. Antes de 3 semanas de vida, normalmente o choro pode ser devido a sensação de fome, sono, saudade do colo, fralda suja, irritabilidade por ambiente claro, quente ou barulhento. Se as dores ou irritabilidade forem frequentes, converse com seu pediatra. Dor persistente pode ser sinal de alerta para alergia alimentar! Atenção!

3 – Icterícia:
A pele amarelada do recém-nascido é resultado do excesso de bilirrubina no sangue após o primeiro dia de vida, decorrente da quebra dos glóbulos vermelhos. A bilirrubina é metabolizada no fígado e eliminada nas evacuações. Se o recém-nascido estiver com a pele e a esclera ( parte branca dos olhos) amareladas, deve ser avaliado pelo Pediatra. Talvez seja necessário colher exame de sangue para checar a quantidade de bilirrubina. A icterícia, na maioria das vezes, é fisiológica (natural) e não necessita de tratamento. O excesso de bilirrubina pode ser tratado com Fototerapia.

O que pode ajudar a reduzir a icterícia ?

– Mamar, Mamar e mamar !

Testes de triagens Neonatais:

  • Teste do Pezinho

    • Teste do Olhinho

    • Teste do Ouvido

    • Teste do Coração

    • Teste da Linguinha

Mais tarde falaremos melhor sobre a importância de cada um !

Lembre-se, cuidar é um ato de amor e a família é o melhor observador do bebê. No início é difícil reconhecer os sinais de dor, fome, sono ou saudade do colo. As coisas melhoram com tempo e prática!